segunda-feira, 3 de outubro de 2011

02 de outubro na evangelização


Outubro na evangelização é o mês em que o tema central é: As relações sociais. Tópicos como a boa convivência social, a importância de valorizar as diferenças entre as pessoas, a necessidade de ajudar, o amor, a caridade, o respeito, a gentileza, os valores ... serão evidenciados ao longo do mês (e sempre, né?).


A turma do 1º ciclo ficou com o livro "A Missão das Ovelhinhas" que ressalta a importância de cada um na sociedade e fez um "teste" sobre valores sociais. O 2º ciclo ficou com o livro "A Arca de Ninguém", discutindo as  questões de convivência, decifrou uma carta enigmática (autoria: Jaílton e Mirtes) e foi entrevistar as vovozinhas (leia a próxima postagem). Os pequeninos ficaram com o subtema "amor e caridade".

A juventude 1 conversou nesse domingo sobre “A sociedade consumista” e levou para casa um texto escrito por Denise Morini sobre uma pesquisa feita pela prof. Janaína Merhy (*) que explica como o espiritismo pode contribuir nesse combate ao consumismo desenfreado em que a sociedade atual está exposta. Leia fragmentos do texto:
Religião, mas também ciência e filosofia. A combinação tríplice tem feito do Espiritismo o caminho trilhado por muitos brasileiros que querem uma vida mais significativa. Não só porque – como alguns leigos possam pensar – busca respostas para o que há depois da morte, mas sobretudo porque divulga valores que melhoram a vivência na Terra. ” (...)
(...) “Na pesquisa que vem desenvolvendo, ela busca estabelecer as principais diferenças entre a satisfação adquirida com a posse    e      a felicidade conquistada com o autoconhecimento.(...)
(...) “A questão do consumo há muito tempo ultrapassou os limites da necessidade e alojou-se no campo do desejo. (...)  O problema não é o consumo consciente, equilibrado e coerente com o padrão social e poder aquisitivo, até mesmo porque o consumo não pode ser extinto de nossas vidas...”
O texto, na íntegra, pode ser lido em:

(*) Janaina Merhy:  Pesquisadora e professora de Comportamento do Consumidor na Universidade Tuiuti do Paraná.

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