domingo, 8 de novembro de 2015

08/nov na evangelização

O tema transversal do mês de novembro, que é "As relações do homem com a natureza", junto com o conteúdo do projeto "O homem de bem" (cap. XVII E.S.E. "Sede perfeitos"), dá ensejo a trabalhar vários subtemas de aula, onde podem ser exploradas essas questões, interrelacionando-as.

O maternal usou a história "João e o pé de feijão" e a brincadeira de amarelinha, para dar conta das mensagens a serem transmitidas e conteudos a serem vivenciados.




O Jardim trabalhou o tema "O orgulho":





O 1º ciclo assistiu a um vídeo de Maurício de Souza sobre reencarnação, no qual até cogitava sobre a mania de comer de Magali e suas possíveis causas em vidas anteriores. De forma lúdica foi tratado sobre reações aos sentimentos de raiva, ansiedade, medo. Ao final, foi feita uma visita Às vovozinhas para concluir a pesquisa "Os idosos são felizes?".




No 2º ciclo o bate-papo foi sobre dois exemplos de homens de bens e suas virtudes. Como subsídios, foram usados os livros: Os dois Franciscos (Etna Lacerda) e a música "Um homem bom" (abaixo).









Na Juventude 1 o tema do dia foi "O homem no mundo" (item do Cap. XVII E.S.E. Sede perfeitos). Com um vídeo, foi possível promover um debate sobre o planejamento reencarnatório e os diferentes talentos que cada espírito reencarnante traz, além de  qual sua função no mundo. Foi debatido sobre como agir perante diversas situações desfavoráveis ao crescimento espiritual, às quais nos expomos no mundo. Dada ênfase para a prece como poderoso recurso para manter a sintonia com os bons espíritos antes das ações e decisões, mantendo os bons propósitos planejados. Foi feita uma garrafinha da prece, a "Preciosa", como incentivo para treinar fazer prece em voz alta, perdendo a timidez. A gente roda a garrafinha e para quem ela apontar, essa é a pessoa que fará a prece. Enquanto preenchida a garrafinha com pedras coloridas, grandes e pequenas, a conversa foi sobre o texto "As pedras grandes" (http://www.jesusnosama.com.br/pensamentos/pensamento12.htm)


A garrafinha "preciosa" é para apontar quem vai fazer a prece
A juventude 2 ficou com o tema "A inclusão social", com a ajuda das facilitadoras Valéria Pessoa e Francilene.





Nenhum comentário: