domingo, 11 de março de 2012

11 de março - Ligação do homem com Deus

Neste mês estamos estudando a ligação do homem com Deus: boas ações, bons pensamentos e preces, são as formas trabalhadas em nossas aulas. As  turmas do maternal-jardim, 1º e 2º ciclos estão sintonizadas nesse tema. Explicações sobre passe e o culto do Evangelho no Lar também estão sendo esclarecidas para as crianças.


Estudamos também, nas turmas de mais entendimento, o Pai Nosso comentado:


Pai nosso que estais nos céus.

Deus é nosso pai porque nos criou, é inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Céu significa o universo, os diversos mundos habitados.

Santificado seja o vosso nome.

Não devemos dizer o nome de Deus em vão. Exemplo: “juro por Deus”.
Honramos o nome de Deus quando fazemos boas ações.

Venha a nós o vosso reino.

Deus apresentou-nos leis cheias de sabedoria para a nossa felicidade. O trem precisa de trilhos para chegar ao seu destino. Quando todos praticarem a caridade, a terra estará preparada para ser o reino de Deus, ou seja, lugar de felicidades.

Seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no céu.

Quando sofremos é porque não obedecemos às leis de Deus. Deus não castiga ninguém. Quando algum mal acontece, devemos ter fé de que é uma lição para o nosso aprendizado.

O pão nosso de cada dia dai-nos hoje.

O pão nosso não é somente o café, almoço e jantar. São também as boas ideias, bons sentimentos e ações.

Perdoai as nossas ofensas, assim como perdoamos aqueles que nos ofenderam.

Perdoar faz bem ao nosso coração. Devemos perdoar não sete, mas setenta vezes sete vezes, ou seja, sempre, porque nós também precisamos de perdão.
A ofensa é um agravo à lei de Deus. Nesse sentido, o ofensor feriu-se a si mesmo, pois se desviou da lei de Deus e deverá, cedo ou tarde, fazer o seu ajustamento. Não se apaga o fogo com mais fogo, mas com água.

Não nos abandoneis à tentação, mas livrai-nos do mal.

Devemos nos esforçar para resistir às sugestões dos maus espíritos que tentam nos desviar do caminho do bem, em nos inspirando maus pensamentos. Por isso devemos ter fé em Deus diante da dor e do sofrimento, rogando forças para eliminar nossas imperfeições que atraem os espíritos menos felizes.

Assim seja.

Esperamos que os nossos desejos se cumpram! Mas nos inclinamos diante da Vossa sabedoria infinita. Sobre todas as coisas que não nos é dado compreender, que seja feito segundo a vossa vontade e não segundo a nossa, porque não quereis senão o nosso bem, e sabeis melhor do que nós o que nos é útil.

Adaptação do livro “Pai Nosso”
Nossa  árvore do conhecimento recebeu bastantes folhas hoje, devido à presença de sete crianças do 1° ciclo. Nosso objetivo é encher seus galhos com folhas, onde cada folha representa a presença de uma criança na aulinha de evangelização. Hoje nossa árvore está assim:



A Juventude 1 estudou hoje sobre algo que, muitas vezes, acontece quando se perde a fé e essa ligação do homem com Deus, que é o "suicídio consciente e inconsciente".  Viu a importância de bons pensamentos, boas atitudes, prece e fé! Essa turma está fazendo também uma pesquisa sobre vultos espíritas para confeccionar um jogo e essa pesquisa será compartilhada a partir do próximo domingo (18/03/2012).

Nenhum comentário: