domingo, 25 de setembro de 2011

18 de setembro na Evangelização

O tema deste mês para a infância e juventude 1 está sendo "as relações familiares".

A juventude 1 tratou sobre "Ficar ou não ficar? O papel no Ficar na constituição de uma família".
Falamos  um pouco sobre a sexualidade ao longo da história, um pouco da visão da psicologia/ciência, Freud, um pouco sobre o médico austríaco Viktor Frankl, que dizia que o que mantém o ser humano é a busca pelo sentido de vida e por realizar esse sentido. Não basta trabalhar, namorar, estudar, sem mobilizar ideais.  Então essa busca do “ficar” só por “ficar”, de quantidade e não qualidade não dá um verdadeiro sentido de vida ao ser humano.
Falamos um pouco também sobre a visão espírita do namoro, na obra de Joanna de Ângelis (Adolescência e Vida) e de Emmanuel (Vida e Sexo), onde é citado que “não se deve tratar as primeiras experiências afetivas como um passatempo, pois ninguém lesa ninguém no campo íntimo sem criar comprometimentos perante as leis divinas.”
As turmas de 11 anos para baixo trabalhou sobre a diversidade das famílias, liberdades e limites na família e os valores que devem ser cultivados dentro da mesma, tendo como atividade maior uma oficina de artes onde construiram uma casinha de emborrachado e ímã para levar pra casa e lembrar dos importantes ensinamentos.







Nenhum comentário: