segunda-feira, 31 de outubro de 2016

30 de outubro na evangelização

O fechamento do tema deste mês,  Relações sociais, ocorreu com a integração de pais, crianças e evangelizadores, do maternal ao 2º ciclo,  nas atividades de:  montagem da "Biblioteca das Crianças", nome por elas escolhido em votação anterior, bem como a única regra também definida por elas: levar para casa e devolver os livros para que outros leiam; confecção de marcadores customizados; contação de histórias; jogos com cantiga de roda; cartaz com nome da biblioteca, carimbar os livros com o logotipo e muitas brincadeiras.

Os objetivos da "Biblioteca das Crianças" são: estimular  a leitura; compartilhamento de livros; compromisso e zelo pelos mesmos; responsabilidade em devolvê-los; socialização; etc.

Carimbando livros, confecção do nome e montagem, com a participação dos pais:











Marcadores de livros e criatividade a solta:























Integração pais e filhos. Valorizando a participação da criança nas atividades de cada domingo:









Contação de histórias. Mãe senta no chão e compartilha seus talentos e carinho com seus pequenos e demais coleguinhas:




Compartilhamento do boneco de Jesus. Forma lúdica de incentivar a participação das crianças no evangelho no lar.







Juventude 1 fez dinâmica com plástico (perispírito)  e argila (corpo físico), demonstrando os efeitos de nossas ações no perispírito. Esta dinâmica, transmitida pela educadora e escritora Lúcia  Moyses no encontro de evangelizadores na Federão Espírita Paraibana, leva-nos a refletir sobre as causas atuais e anteriores das aflições a depender dos nossos atos de hoje.






segunda-feira, 24 de outubro de 2016

23 de outubro na evangelização

Vivenciando o tema deste mês "Relações Sociais", neste domingo as artes produzidas pelas crianças, a partir da observação da natureza no passeio ao Jardim Botânico realizado no mês de setembro,  foram entregues as vovozinhas.

A intenção é enfeitar o lar das vovozinhas, suavizando a aparência de enfermaria, trazendo o Jardim Botânico mais perto delas.

Fizemos joguinhos de adivinhação com elas a partir de elementos da natureza, brinquedos, etc, observados neste passeio  ou utilizados pelas crianças.
O desafio era que a vovó, de olhos fechados, tinha que colocar a mão dentro de uma sacola e adivinhar, pelo tato, o que estava lá dentro, tais como: banana, laranja, pular corda, galho de árvore, etc.







O 2º ciclo, além da entrega das artes, assistiu vídeos sobre o preconceito religioso e a vergonha de se posicionar como espírita. A partir dos vídeos as crianças falam de seus medos, vergonhas ou comportamentos preconceituosos.






A juventude efetuou estudo sobre Paulo de Tarso mediante exposição dialogada.







Dando sequencia ao compartilhamento do boneco de Jesus, forma lúdica de incentivar a participação da criança no evangelho no lar, enfatizando a importância de deixa-Lo entrar em nossos corações.
Os sorteados foram Matheus (1º ciclo), Vitória (2º ciclo).