domingo, 29 de novembro de 2015

Evangelização em 29/nov



Preparamos hoje na hora da evangelização a Exposição "O homem de bem", com produções feitas pelas crianças e jovens, dos itens do cap. XVII do E. S. E. (Sede perfeitos):



Maternal



Jardim

1º ciclo
2º ciclo




A Juventude 1, em momento de integração, após trabalhar duro na preparação da exposição:


A Juventude 2 confeccionou o cartaz "Os bons espíritas", adicionando a ele também algumas parábolas que estudaram neste semestre.
Juventude 2




22/nov na Evangelização

Projeto "O Homem de bem".
Registro em fotos:

Jardim



1º ciclo


2º ciclo
Juventude 1
Juventude 2

Integração pulando corda


domingo, 15 de novembro de 2015

Evangelização em 15/nov

Turma do Maternal vivenciou  "Amor aos animais" dentro do tema do mês "Relações do homem com a natureza".
Debatemos a função de cada animal para a natureza e a humanidade. Tivemos a contação de história "Gatinho faceiro". As crianças pintaram e colaram o gatinho no rolo de papel higiênico e confeccionaram um quebra cabeça do gato, pra brincarem em casa.
Foi uma tarde de diversas brincadeiras colaborativas, cabra cega e montar o quebra cabeça de olhos vendados.
Encerramos com a música "Não atire o pau no gato".









Turma do Jardim trabalhando o álbum "O homem de bem", no tema "Quem é o meu próximo?" com vídeos e historias evangélicas:





O 1º ciclo conversou sobre tolerância religiosa, diante dos acontecimentos recentes em Paris, de ataques terroristas. Falou ainda sobre família, aproveitando a organização de lápis de cor, cuja ideia partiu das próprias crianças, após a colagem da figurinha do álbum "O homem de bem":







2º  ciclo em visita as vovozinhas, exercitando o aprendizado do evangelho:

2º ciclo visita às vovozinhas



Na Juventude 1 o tema foi "Orgulho, egoísmo e desamor", usando como exemplos a tragédia ecológica de Mariana-MG e os ataques terroristas em Paris.
Foi feita uma dinâmica com corda sobre como as nossas ações refletem no nosso próximo, além de refletirmos por onde começar a combater esses vícios morais.



Juventude 2 estuda a biografia de Allan Kardec:



quinta-feira, 12 de novembro de 2015

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Gincana: parcial de 08/nov

A gincana "O homem de bem" vai até o dia 13/dezembro e tem movimentado as crianças e jovens da CH em torno de arrecadações e ações do bem! Acompanhe as notícias, fotos e pontuações nas postagens anteriores.
Em 08/nov foi realizada uma contagem da 2ª etapa da gincana e o resultado total acumulado até agora, por ordem decrescente de pontos é:



Participe!!!!

domingo, 8 de novembro de 2015

08/nov na evangelização

O tema transversal do mês de novembro, que é "As relações do homem com a natureza", junto com o conteúdo do projeto "O homem de bem" (cap. XVII E.S.E. "Sede perfeitos"), dá ensejo a trabalhar vários subtemas de aula, onde podem ser exploradas essas questões, interrelacionando-as.

O maternal usou a história "João e o pé de feijão" e a brincadeira de amarelinha, para dar conta das mensagens a serem transmitidas e conteudos a serem vivenciados.




O Jardim trabalhou o tema "O orgulho":





O 1º ciclo assistiu a um vídeo de Maurício de Souza sobre reencarnação, no qual até cogitava sobre a mania de comer de Magali e suas possíveis causas em vidas anteriores. De forma lúdica foi tratado sobre reações aos sentimentos de raiva, ansiedade, medo. Ao final, foi feita uma visita Às vovozinhas para concluir a pesquisa "Os idosos são felizes?".




No 2º ciclo o bate-papo foi sobre dois exemplos de homens de bens e suas virtudes. Como subsídios, foram usados os livros: Os dois Franciscos (Etna Lacerda) e a música "Um homem bom" (abaixo).









Na Juventude 1 o tema do dia foi "O homem no mundo" (item do Cap. XVII E.S.E. Sede perfeitos). Com um vídeo, foi possível promover um debate sobre o planejamento reencarnatório e os diferentes talentos que cada espírito reencarnante traz, além de  qual sua função no mundo. Foi debatido sobre como agir perante diversas situações desfavoráveis ao crescimento espiritual, às quais nos expomos no mundo. Dada ênfase para a prece como poderoso recurso para manter a sintonia com os bons espíritos antes das ações e decisões, mantendo os bons propósitos planejados. Foi feita uma garrafinha da prece, a "Preciosa", como incentivo para treinar fazer prece em voz alta, perdendo a timidez. A gente roda a garrafinha e para quem ela apontar, essa é a pessoa que fará a prece. Enquanto preenchida a garrafinha com pedras coloridas, grandes e pequenas, a conversa foi sobre o texto "As pedras grandes" (http://www.jesusnosama.com.br/pensamentos/pensamento12.htm)


A garrafinha "preciosa" é para apontar quem vai fazer a prece
A juventude 2 ficou com o tema "A inclusão social", com a ajuda das facilitadoras Valéria Pessoa e Francilene.