domingo, 27 de abril de 2014

27/abril na evangelização

Dia de trabalhar sobre sustentabilidade, com oficinas de sucata e desenhos!
O 1º e 2º ciclos fizeram sucata de caixas de papelão para enfatizar o que fazer com o lixo eletrônico, os perigos do consumismo exagerado, o necessário e o supérfluo, numa oficina direcionada por Gilvanildo (Gil) e com a colaboração de Verônica, Edna, Mirtes, Jaílton, Roberto e André.
O jardim também teve oficina com Linney e Auremi e o maternal produziu desenhos com Daniele e Fabiana.
A juventude estudou um pouco da vida de Eurípedes Barsanulfo e Yvonne do Amaral Pereira e sobre tipos de mediunidade, com teatro de sombras.


1º e 2º ciclos


Maternal

Jardim
A juventude e o teatro de sombras




domingo, 20 de abril de 2014

Domingo de Páscoa (20/abril)

Na evangelização infantil foi discutida e trabalhada a necessidade das atitudes de "fazer o bem", praticar a caridade, "renascer". O maternal e jardim ficaram juntos, desenharam, procuraram chocolates ... O 1º e 2º ciclos também se juntaram para um joguinho com a classificação dos mundos, refletindo no final sobre o fato de estarmos num mundo de expiação e provas, mas nos preparando para o mundo de regeneração e que chegaremos em um mundo feliz. Refletimos também sobre sermos herdeiros de nós mesmos, sendo necessário, portanto, cuidar do planeta, do meio-ambiente, para quando retornarmos pela reencarnação encontrarmos o planeta em condições melhores de viver.
No próximo domingo haverá oficina de reciclagem com caixas de papelão, sobre sustentabilidade e descarte de lixo eletrônico, com a participação do casal de amigos Gil e Verônica (ao fundo na foto abaixo).

1º e 2º ciclos


Maternal e jardim


segunda-feira, 14 de abril de 2014

Abril na Infância

As turmas da Infância da Evangelização da Casa dos Humildes está trabalhando em abril o tema central "Princípios básicos do espiritismo", inserido no projeto Sustentabilidade.
Em que pontos os conceitos/princípios do espiritismo abordam a necessidade de preservação da vida, a necessidade de cuidados consigo, com o próximo e com a natureza? Pelo princípio da reencarnação, seremos herdeiros de nós mesmos, então como encontraremos o planeta quando retornarmos?
Através de dinâmicas, brincadeiras, jogos, teatro, etc. esses temas vão sendo vivenciados e refletidos.

06/abr - 2º ciclo



13/abr - teatro para as vovozinhas

domingo, 13 de abril de 2014

Abril na Juventude

Programação de abril na Juventude:



06/abril: Lei de conservação e destruição
Oficina com sucata



"Lixo eletrônico" com caixas de papelão


13/abril: "Jornal Nacional" do Século XIX

Debate sobre contribuições de Camille Flammarion, Léon Denis e Gabriel Delanne

Março na juventude


Foi apresentado o projeto Sustentabilidade (cujo título está em votação na urna no mural da Sustentabilidade, na CH)

“A Ecologia à luz do Espiritismo, certamente diz respeito à uma ecologia mais profunda, da consciência ecológica que deve vir do respeito à qualquer forma de preservação da vida, do respeito pela vida.”

Com base nas definições/conceitos acima, percebemos a importância de se trabalhar o tema “sustentabilidade” em uma instituição espírita, onde se procura incentivar a educação do espírito e a reforma íntima.
No livro Espiritismo e Ecologia o autor André Trigueiro cita que “a poluição visível tem origem na poluição invisível”, então é preciso combater imperfeições como desamor, preguiça, egoísmo, materialismo, entre outras.

PROBLEMATIZAÇÃO: Como é possível a instituição espírita contribuir com a ideia de sustentabilidade, trabalhando no combate à “poluição invisível”?

Estamos trabalhando com foco neste projeto e com temas que nos levem a refletir sobre o que podemos fazer para adoção de práticas sustentáveis na nossa vida e nossa sociedade. Vimos como O Evangelho Segundo o Espiritismo, em seus 150 anos, mostra-nos como combater a poluição invisível, embutida em nossos sentimentos e atitudes, estudamos qual a contribuição de personalidades como Chico Xavier, Divaldo franco e Bezerra de Menezes deram ao espiritismo e à ecologia pessoal e espiritual; também sobre como a tecnologia pode ser usada a serviço e na divulgação do bem!! Traçamos metas e estamos desenvolvendo o projeto. Veja algumas fotos do mês:

16/mar: Tecnologia a serviço do bem e violão com as vovozinhas

Vítor e Andréa animaram tocando umas músicas para as vovós


 
23/mar: 150 de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" no combate às nossas imperfeições


Jogo de trilha do Evangelho
 
30/mar: Debate sobre Bezerra de Menezes, Divaldo franco e Chico Xavier



Março na infância da Casa dos Humildes

09/mar - 2º ciclo

Neste mês de março, foram trabalhados conceitos sobre "A ligação do homem com Deus" como foco central, mas dentro do projeto Sustentabilidade.
Foram debatidas questões como:
- Como podemos nos aproximar mais de Deus?
- Que atitudes são importantes para melhorar a sintonia com Deus?
- Como orar?
- Como nossas atitudes influenciam os outros?
- E como ter atitudes de respeito com o próximo e com o nosso planeta?

Isso foi vivenciado com dinâmica de jogos para as crianças tirarem suas conclusões, também através de teatro, vídeos, etc.

16/mar - 2º ciclo


23/março: 1º ciclo