segunda-feira, 28 de novembro de 2011

27/nov na evangelização

Finalizando o tema "Relações com o meio ambiente", o maternal/jardim trabalhou poluição, em especial a poluição das águas, com vídeos e estórias.

O I ciclo deu continuidade ao projeto do 2° semestre "Eu no mundo". As crianças fizeram atividades sobre "autoconhecimento/autoaperfeiçoamento" e "eu e minha família". Este trabalho vem sendo vivenciado pelas crianças no 2° semestre e terá por produto final um livrinho.

O II ciclo e Juventudes I e II participaram das atividades promovidas pelas psicólogas Fátima Baudel e Arlete Fonseca, que apresentaram o tema "As camadas do nosso Eu e os recursos para desenvolvermos nossa espiritualidade".


domingo, 20 de novembro de 2011

Visita de Allan Kardec à evangelização

Neste domingo tivemos a visita de Allan Kardec, que foi entrevistado pelas crianças do I e II ciclos. Explicou a relação do mundo material com o espiritual.


 Perguntado sobre a forma de comunicação com os espíritos para criação da codificação, Kardec pôde demonstrar, com a ajuda de dois médiuns, como os espíritos respondiam, primeiro por pancadas e depois pela psicografia.

Após Kardec discorrer sobre os cuidados com o meio ambiente, passou a palavra para o evangelizador Jailton Matoso, que recitou o cordel de sua autoria, "O Homem e o Meio Ambiente", agora com a presença dos pequeninos do Maternal/Jardim e a Juventude I.


 
Os pequeninos trabalharam o tema "amor às plantas"  e puderam desenvolver sua criação divina na confecção de flores de borracha.


 

domingo, 13 de novembro de 2011

Evangelização e o meio ambiente

Hoje foi dia de encarar o desafio de cuidar do planeta, na evangelização! Os pequeninos trabalharam o amor aos animais, o 1º ciclo o amor ao planeta, o 2º ciclo ficou com a água.





A Juventude 1 ficou com "Espiritismo e ecologia" (livro da Ed. FEB, do jornalista André Trigueiro. Leitura recomendada a todos os espíritas!). Essa turma também preparou um varal no painel da evangelização para que as pessoas escrevam qual será sua ação, seu compromisso para melhorar o planeta. E ficaram com a tarefa de casa de estudar que hábitos possuem e podem ser mudados para a nossa preservação. Há uma urgência nessas ações!


Vejam as postagens dos vídeos "A menina que calou o mundo em 5 minutos" e "A carta de 2070".

A menina que calou o mundo em 5 minutos

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Evangelização em novembro

Neste mês de novembro estamos trabalhando o tema "Relações com o meio ambiente".
No domingo passado (06/11/2011), as turmas do maternal/jardim e do 1º ciclo viram vídeos e fizeram dinâmicas relativas ao tema.
O 2º ciclo escutou a estória "O anjo da limpeza", a qual conta que: uma criança sonhava e rezava todos os dias para servir ao Mestre Jesus, no plano espiritual, mas em sonho o Mestre lhe aparece e mostra que sua permanência na terra tinha um propósito e que a mesma poderia executar um lindo trabalho no plano terrestre. Ela então começou com um trabalho de limpeza aos arredores de casa e depois recebeu da sua escola o título de "anjo da limpeza", contribuindo com seu trabalho e exemplo para melhoria das condições de vida de sua localidade. Foi extraída desta história a lição de que não é preciso muito para começarmos fazer nossa parte, economizando, reciclando, ajudando e exemplificando, podemos transformar nosso planeta em um mundo melhor. http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/3_0389.pdf

Também foi feita nessa turma a dinâmica da reciclagem espiritual, onde foi apresentada aos evangelizandos uma cestinha com palavras escritas em papeizinhos sobre o nosso "lixo espiritual", para transformarmos em coisas boas, contrárias ao que estava escrito. EX: Ódio – reciclo em AMOR, depois foi montada uma história com essa reciclagem.

A Juventude 1 teve como tema "a transição planetária", no qual também foi a abordada a necessidade de cuidarmos de nós mesmos, da sociedade, do planeta em que vivemos para vestirmos as "vestes" (parábola de Jesus "O festim de Núpcias") adequadas para entrar num mundo de regeneração.

Pois é, gente,o Pai Celestial nos colocou no planeta Terra, como um lar evolutivo, com muitos recursos os quais devemos usar de forma sustentável, com responsabilidade, sem desperdícios. Vamos cuidar do nosso planeta???