domingo, 25 de setembro de 2011

25 de setembro na Evangelização

Hoje as turmas do maternal/jardim até o 2º ciclo ficaram todas juntas no 3º andar, fazendo o fechamento do tema "Família", com Ricardo, Fábia, Luiz, Fabiana, Gabi e David. Depois de assistirem a um vídeo com uma diversidade de famílias ao som de música dos Titãs, o restante do tempo foi só brincadeira, desenho e lanche, enquanto que os outros evangelizadores estavam com os pais numa reunião.
A Juventude 1 ficou junto com a juventude 2 e tema ligado à timidez e autoestima, ministrado por Anne.

Vejam programação espírita na Bienal do livro e programação do FORESPE/FORESPINHO no blog:  http://forespe2011.blogspot.com/



Reunião de pais:







18 de setembro na Evangelização

O tema deste mês para a infância e juventude 1 está sendo "as relações familiares".

A juventude 1 tratou sobre "Ficar ou não ficar? O papel no Ficar na constituição de uma família".
Falamos  um pouco sobre a sexualidade ao longo da história, um pouco da visão da psicologia/ciência, Freud, um pouco sobre o médico austríaco Viktor Frankl, que dizia que o que mantém o ser humano é a busca pelo sentido de vida e por realizar esse sentido. Não basta trabalhar, namorar, estudar, sem mobilizar ideais.  Então essa busca do “ficar” só por “ficar”, de quantidade e não qualidade não dá um verdadeiro sentido de vida ao ser humano.
Falamos um pouco também sobre a visão espírita do namoro, na obra de Joanna de Ângelis (Adolescência e Vida) e de Emmanuel (Vida e Sexo), onde é citado que “não se deve tratar as primeiras experiências afetivas como um passatempo, pois ninguém lesa ninguém no campo íntimo sem criar comprometimentos perante as leis divinas.”
As turmas de 11 anos para baixo trabalhou sobre a diversidade das famílias, liberdades e limites na família e os valores que devem ser cultivados dentro da mesma, tendo como atividade maior uma oficina de artes onde construiram uma casinha de emborrachado e ímã para levar pra casa e lembrar dos importantes ensinamentos.







domingo, 11 de setembro de 2011

Evangelização em 11 de setembro

Tendo como tema central do mês "Família", hoje a turma da evangelização infantil se divertiu brincando na casinha da família (turma do jardim) e também com um teatro (todos juntos), no qual alguns personagens (crianças) iam ao shopping "comprar" uma família e eram apresentados a diversos grupos familiares diferentes, inclusive uma família cristã (que leva os filhos para aprender os ensinamentos de Jesus e tal). Qual família será que eles compraram? Depois debateram sobre o tema.
A turma da juventude 1 teve uma pausa no tema Família para debater sobre o "11 de setembro" numa visão espírita, com David.







Mostra Espírita pernambucana 2011


Foi uma "recarga" enorme de amor, aprendizado e de luz, os momentos vividos na 20ª Mostra Espírita promovida pela FEP (Federação Espírita Pernambucana) neste final de semana (9 a 11/set/2011)!! O tema central foi "Mediunidade: ponte de intercâmbio com os imortais", homenageando os 150 anos de O Livro dos Médiuns.
Expositores de Pernambuco e de outros estados falaram do assunto com muito conhecimento, clareza e também humor! Momentos culturais e musicais também foram muito legais, destacando Silvério Pessoa e Nando Cordel, mantendo todo mundo bem acordado logo depois do almoço do sábado e do domingo!
Muito bom também foi conhecer um pouco mais sobre o Esperanto.
Trouxe novas ideias para a evangelização.   Adorei!!   Tereza
Olha algumas fotos que tirei especialmente para o blog, para animar todos a recarregarem suas energias nos próximos eventos (Vem aí o FORESPE em novembro e tem programação espírita na Bienal do Livro de PE a partir de 23/set):

Livros em Esperanto. Marcelo Mota esclareceu muito sobre o Esperanto!


Leonardo Machado (PE) e Alberto Almeida (PA)

Nazareno Feitosa (DF)

                                                             Frederico Menezes (PE)

nosso querido Silvério Pessoa (PE)

Nando Cordel (PE)

sábado, 10 de setembro de 2011

Setembro na evangelização

É o mês cujo tema é FAMÍLIA!!!
Estamos vivenciando "as relações familiares". Todos tem a oportunidade de refletir sobre o amor, respeito, colaboração na família, as diversidades de famílias, liberdades e limites ... Os maiores discutem ainda os laços de família e antecedentes espirituais, o parentesco corporal e espiritual, a família no plano espiritual, entre outros subtemas.